sábado, 9 de julho de 2011

Reunião 29 de Junho

INFORMES – SME MÍDIA 2011
Rio, uma Cidade de Leitores

O Programa Rio, uma cidade de leitores é uma das ações estratégicas da  SME e volta-se para a disseminação de uma cultura leitora no âmbito da Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, envolvendo a mobilização e a articulação de ações entre as escolas e as comunidades de seu entorno. A proposta é estruturada a partir de três grandes eixos, a saber: ampliação e mellhoria dos acervos; formação de mediadores de leitura e desenvolvimento de ações de estímulo à leitura.

Eixo 1 – Ampliação e Melhoria de  Acervos

·          Informações do acervo precisam ser repassadas para GED para que possamos resolver junto com a SME_Mídia as questões de quantitativo e a qualidade e encaminhar doações e remanejamentos;
·          Problemas específicos precisam de atendimentos especiais;
·          Biblioteca do Professor ( acervo dos professores)
ü        Cada professor e agente auxiliar de creche recebe 7 livros ao ano (4 literatura brasileira e 3 de literatura estrangeira).Em outubro, os professores recebem 1 livro de literatura brasileira e 1 voucher para compra do 2º livro.
ü        Alertar através de memorando para a GED as faltas de livros;
ü        Devolver as sobras de livros;
ü        Profissionais com licenças longas não  recebem ;
ü        Profissionais que entraram em maio e junho só receberão na próxima remessa;
ü        Verificar as orientações que foram enviadas no dia 13/06 por email;
ü        Recibos assinados pelos professores precisam voltar para GED até 30 de julho;
ü        Recibos também precisam ficar arquivados nas unidades escolares;
ü        É importante o(a) professor(a) de sala de leitura estimular a troca de idéias sobre os livros recebidos, visto que essa é a primeira e mais importante atribuição dele(a) ser um fomentador da leitura dentro da unidade;
ü        O “vale livro” da última distribuição ainda está sendo estudado;
ü        As salas de leitura também receberão os livros da Biblioteca do Professor mas não na mesma época;
·          Livros para alunos concluintes(acervo pessoal do aluno).Todos os alunos concluintes do Ensino Fundamental e EJA recebem ,ao final do ano,um livro de literatura.Estes livros NÃO podem ser tombados.Se, apesar de todos os esforços, a direção não encontrar os alunos para entregar os livros ela poderá fazer um sorteio ou entregar em evento ou alguma premiação da escola.Lembrando que os livros são para os alunos;
·          Livros do PNLD também NÃO podem ficar guardados na escola. Caso haja sobra é preciso procurar uma escola parceira que poderá receber ou mesmo distribuir para o aluno fazer pesquisas;
·          Livros distribuídos pelo MEC para ficar em sala de aula NÃO devem ser tombados. São livros que devem permanecer na sala de aula e serem usados e controlados pelo professor que se encontra na sala naquele ano;
·          Consultorias sobre dinamização dos acervos podem ser solicitadas à Mídia (Armindiara) no telefone: 29762305;
·          Está sendo constituída uma Comissão de Inventário,para as salas de leitura e bibliotecas, composta por CRE, Nível Central e Secretaria de Cultura quando se definirão os livros que ficarão nas salas e os que terão outros encaminhamentos;
·          Dia 05 de julho, 3ª feira , de 10 às 12h, o Programa Rio Cidades de Leitores terá como foco as salas de leitura e bibliotecas;
·          Programa para digitalização do acervo – 3 escolas iniciarão programa de gerenciamento piloto( EM Orsina da Fonseca, EM Vicente Licínio,EM Rivadávia Correia - da 1ªCRE).Sistema com banco de dados,relatório do leitor,livro tombo impresso,controle de empréstimos, status do livro,localização em outras escolas, sistema integrado em rede entre todas as escolas.Quem já digitalizou o acervo poderá migrar para o novo sistema automaticamente;
·          Procurar atualizar o acervo separando livros muito antigos para doação para intituições;
·          Compras de livros no Salão e Bienal do Livro (acervo das escolas).As escolas recebem uma verba específica para a realização da compra de livros nesses eventos.Para tanto, são indicados dois profissionais da escola (sendo um deles, preferencialmente o regente de SL) , para esta ação. Já foi por email a solicitação de envio para GED das listagens de livros comprados no Salão (nome, autor e editora) e listagem de alunos que foram ao evento. Tema da Bienal : “O Livro do Papel ao Digital”
·          Doações para acervo de SL .Atualmente, além de doações específicas de diversas instituições, são desenvolvidas as seguintes parcerias para doação on line: Livraria Cultura (http://www.adotebiblioteca.com.br/) e Livraria da Travessa (http://www.criancaquele.com.br/) .
·          Nova resolução sobre as salas de leitura ainda não está pronta mas sairá em breve;

Eixo 2 – Formação

·          Projeto Entre na Roda – Educação Infantil e Ensino Fundamental. Já iniciou com duas turmas com 40 vagas por turma, totalizando 80 professores sendo capacitados.As oficinas serão realizadas pelos professores que depois repassarão em suas unidades escolares.A unidade recebe um baú com 100 livros.Os baús irão todos para a SME e cada CRE deverá pegar e enviar às escolas.Previsão inicial de chegada era a partir de 16 de junho, mas ainda não recebemos nenhum comunicado sobre esse material;
·          Curso Leitura,Literatura e Formação de Leitores - Já iniciou com duas turmas, com 30 vagas por turma, totalizando 60 professores sendo capacitados;
·          Curso Leitura e a Literatura Desde o Berço – Já iniciou com três turmas,com 30 vagas por turma, totalizando 90 professores sendo capacitados;
·          Curso Jovens Leitores – Já iniciou com quatro turmas, com 30 vagas por turma, totalizando 120 professores sendo capacitados;
·          Oficinas Poesia na Escola – Já iniciou com 4 turmas, com 30 vagas por turma, totalizando 120 professores sendo capacitados;


Eixo 3 – Desenvolvimento de Ações de Estímulo à Leitura

·          Projeto Teatro das Letras – O funcionamento do projeto tem seu principal foco nas apresentações teatrais para a comunidade a partir da adaptação de contos da literatura nacional e prevê-se a apresentação das peças no decorrer do desenvolvimento do projeto.A 1ª etapa é de capacitação do professor, em seguida formação do grupo teatral de alunos, produção da peça e ensaios para a apresentação pública propriamente dita;
·          Projeto Poesia na Escola – A proposta é voltada para a promoção da leitura literária e para a formação de leitores,a partir do estímulo à produção de textos poéticos. O projeto prevê 4 etapas: formação para professores com a participação em Oficinas Literárias ; produção das poesias nos espaços escolares;seleção dos textos a serem publicados em coletânea; distribuição aos autores (professores e alunos) de exemplares das coletâneas;
·          Maratona Escolar ABL (Academia Brasileira de Letras) – Trata-se de uma homenagem da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro em parceria com o Instituto Antares  à figura de um escritor do cenário nacional ( já foram homenageados Euclides da Cunha e Raquel de Queiroz). Em 2011 o autor indicado é Erico Veríssimo. Serão realizadas palestras em cada CRE para professores e alunos dos 8º e 9ºanos, proferidas por acadêmicos da ABL, sobre a vida e obra do autor.A partir das palestras e leitura dos livros do autor os alunos produzirão redações sobre a vida e obra do homenageado, que serão julgadas e premiadas.Lançamento da Maratona ABL será dia 12/07.
·          Maratona de Histórias – Realizada sempre em outubro, na Semana Nacional da Leitura,instituída pelo Governo Federal através da Lei nº 11.899 de 08/01/09, no âmbito de todas as unidades escolares, CRE e Nível Central.O dia sorteado para a 3ª CRE foi 11 de outubro. Estamos procurando um local para realização da maratona deste ano.Precisa ser um local público e que tenhamos condições de segurança e infra estrutura para o evento.Como já realizamos dois anos seguidos no Méier estamos priorizando os bairros de Inhaúma e Del Castilho. Serão realizadas e apresentadas atividades diversas voltadas para a leitura e narração de histórias além de espetáculos líteros-culturais promovidos pela Mídia-SME;
·          Escola de Leitores – O concurso é uma ação promovida pelo Instituo C&A, em parceria com a SME e a FNLIJ. Consiste na organização de um concurso de projetos de promoção da leitura no qual as escolas selecionadas recebem como prêmio, uma verba em dinheiro para a implantação do projeto, consultoria da equipe da FNLIJ ao longo do processo, além de uma viagem internacional para intercâmbio com outras políticas públicas de leitura;
·          Encontros com autores da Biblioteca do Professor . Dia 28/06 houve o primeiro de 2011.
·          Avaliação de Produção de Texto – continuamos no 2º bimestre baseados na Circular nº 63 da CED.


                                                                            Projeto Cineclube


            O Projeto Cineclube nas Escolas tem como ponto de partida a compreensão de que a utilização de filmes na escola não se limita ao puro entretenimento ou serve apenas como pretexto para ensinar determinado conteúdo. Propõe-se a oferecer a professores e alunos recursos e instrumentos para a realização de uma leitura mais ampla dessa linguagem, através da compreensão de sua estrutura e da gramática do audiovisual, propondo uma reflexão do cinema como ação humana , presente desde os primórdios da nossa história.
            São previstas diversas ações, envolvendo:
ü        Compra de equipamentos ( aparelho DVD, projetor,telão,caixa de som e microfone) e a aquisição de filmes e livros;
ü        Formação de Professores;
ü        Formação dos alunos monitores para coordenarem as ações dentro da escola;
ü        Estímulo a produção de material audiovisual;
ü        Parceria com festivais para possibilitar acesso dos alunos;
                     Em 2011, estão previstas, entre  outras  ações, a realização  de circuitos de exibição temáticos( cinema e literatura,cinema e  
    história,etc) e a realização do  primeiro  festival  audiovisual  da Rede Municipal de Ensino, com a  exibição de  filmes  produzidos    
    por  alunos  e  professores . As   inscrições para o festival, que está previsto para novembro,encerraram em abril.
                     As escolas  participantes  do Projeto  Cineclube da  3ª CRE  são : EM Bolívar , EM  Ministro  Orosimbo Nonato, EM George Sumner ,EM  Nereu Sampaio, EM Ceará ,  EM  Rubens Berardo , EM Henrique Foréis  , EM Prof.Afonso Várzea , EM Hermenegildo de Barros , EM Prof.Vera Saback Sampaio , CIEP Patrice Lumumba  , EM Mario Augusto T. de Freitas ,EM Ministro Gama Filho , EM Rio Grande do Sul  , EM  Brigadeiro Faria Lima,CIEP Willy Brandt,EM Lins e Vasconcelos, CIEP Vinícius de Moraes, EM Prof.Mourão Filho;        
                     Estamos iniciando  um  levantamento  do  material  do Projeto  Cineclube já entregue às escolas, por isso solicitamos que enviem até 15 de  Julho a listagem dos equipamentos recebidos . Já recebemos da EM Ceará , EM M.Orosimbo Nonato e EM George Sumner.
                    Já foi realizada reunião na CRE  da  equipe  da  Mídia  com  as  escolas  participantes  e  as  professoras   fizeram inscrição nos cursos do projeto  que   iniciaram.  As escolas   interessadas  em  participar do projeto precisam enviar  memorando para GED demonstrando o interesse e aguardar os remanejamentos que a Mídia pretende fazer.

                                                                                       Anima Escola

            O Projeto Anima Escola é desenvolvido em parceria com a equipe responsável pelo Anima Mundi e tem como pressuposto a incorporação da linguagem de animação às práticas educativas de maneira que possibilite a criação de diferentes formas de expressão.Através da animação, alunos e professores são estimulados a trocar experiências, trabalhando a estruturação de narrativas escritas e audiovisuais.Assim, a leitura e a escrita são natural e poderosamente incentivadas  neste processo, uma vez que a criação das imagens requer a compreensão e a concretização de diversas formas de texto.O projeto é desenvolvido por meio de oficinas realizadas nas escolas e prevê 6 etapas:Introdução à animação para professores; Oficinas práticas de animação com alunos;Curso de produção de filmes;Capacitação tecnológica para professores;Produção Autônoma de vídeos de animação;Curso de introdução à animação com produção de filmes para alunos.As inscrições para os cursos já foram encerradas.


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FOTOS DA REUNIÃO
                                                           Professoras 




                                                             Lanche



                                                        Saramago




                                                             Auditório


                                        Profª Marilena Branco







                                                                           29 de Junho
Dia  de SãoPedro