terça-feira, 30 de agosto de 2011

Bienal 2011

A Profª Sandra - EM Carlos Gomes- dará palestras na Bienal.
Vamos prestigiar a colega escritora.









Orientações sobre a XV Bienal Internacional do Livro
                                                                         
  Sr Coordenador de E/CRE,
  Sr. Gerente de E/SUBE/CRE/GED,

            Encaminhamos as orientações gerais para a participação das escolas na XV Bienal Internacional do Livro, no período de 1 a 11 de setembro de 2011, no Riocentro:

I – Visitação Escolar


a)      A visitação escolar ocorrerá nos dias úteis do evento, a partir do dia 02, de acordo com o agendamento prévio realizado para a Unidade Escolar pela Coordenadoria Regional de Educação, junto à Gerência de Mídia-Educação e à FAGGA. Ressaltamos que o cumprimento do agendamento é imprescindível. No caso de qualquer alteração ou dificuldade para cumprir a agenda prevista (atrasos ou faltas da empresa de ônibus, problemas na comunidade etc), o responsável pela visita deverá comunicar imediatamente à Gerência de Mídia-Educação (2976-2318 /2319 ou pelo celular 9944-8484).
As escolas inseridas no programa de visitação escolar receberão o Kit de Visitação, enviado pela FAGGA, pelo correio (a partir de segunda feira, 15/08, para as CRE). O Kit Visitação Escolar contém a programação completa do evento, informações importantes para a visitação das escolas, cartazes de ônibus, planta da feira, entre outros materiais.
b)      Caso a CRE/escola não receba o KIT, ou o mesmo esteja incorreto, deverá entrar em contato diretamente com a FAGGA pelo tel: 3035-3245 (visitação escolar), comunicando o ocorrido à Gerência de Mídia-Educação.
c)      As escolas indicadas para a visitação deverão encaminhar-se ao evento, de acordo com o dia e horário previsto no planejamento previamente estabelecido, não se esquecendo de colocar no ônibus o cartaz de identificação recebido no KIT, que deverá ser afixado no parabrisa do veículo, sem o qual não será possível estacionar na área interna do Riocentro (o portão de acesso está indicado no Kit).
d)     O tempo de permanência da escola no evento é determinado pelo planejamento de cada CRE. Recomendamos especial atenção com os horários de entrada e saída da feira, destacando que:
·         o horário, definido na escala de visitação, corresponde à chegada do ônibus ao Riocentro e não à saída do mesmo da escola;
·         não haverá qualquer aviso de saída da Bienal pelo sistema de auto-falantes. O grupo deverá, portanto, estar atento e organizado para o cumprimento dos horários estabelecidos.
e)  Após a visita, cada escola deverá enviar à E/SUBE/CRE/GED, em arq            uivo digital, a relação nominal de alunos (com idade e ano de escolaridade) e  de professores (com matrícula) participantes da atividade. Uma cópia desta relação deverá permanecer na escola para eventuais solicitações da Controladoria.

f)       O professor responsável pela visitação deverá retirar os ingressos dos alunos (pagos pela Secretaria Municipal de Educação) no setor de Credenciamento, nos guichês destinados à Rede Pública Municipal, munido de Carteira de Identidade e Contracheque.

g)      O ingresso, no valor de R$5,00 (cinco reais), será revertido em “Nota da Bienal”, para que os alunos possam adquirir livros nos estandes da feira.


ATENÇÃO!
- As escolas que se inscreveram diretamente no site da Bienal (não inseridas na visitação escolar da SME) deverão arcar com os custos de transporte e ingresso dos alunos (R$6,00, fora da visitação escolar da SME). Solicita-se especial atenção a este aspecto de modo a evitar situações constrangedoras para nossos alunos no referido evento.

- PROFESSORES, BIBLIOTECÁRIOS E AGENTES AUXILIARES DE CRECHE TERÃO A ENTRADA GRATUITA no evento, para tanto podem realizar credenciamento prévio pelo site (para evitar as filas) ou no local do evento, no guichê específico para credenciamento da SME.

II – Compra de Livros


a)      Os responsáveis indicados para a realização da compra de livros deverão retirar os respectivos cartões magnéticos, a partir do dia 02 (inclusive nos finais de semana), no mezanino da BrasilCard (a FAGGGA informa que endereço do mezanino estará disponível no ato de credenciamento do professor/bibliotecário comprador). O responsável indicado deverá apresentar Carteira de Identidade e Contracheque e/ou Carteira Funcional, informando a CRE e o nome da escola, creche ou biblioteca.
b)      É necessária a atenção redobrada de todos os responsáveis, na conferência dos cartões, antes de assinar o recebimento. O valor total de cada cartão é de R$600,00 (seiscentos reais). Para as escolas com mais de mil alunos (138 escolas), o valor será de R$900,00 (novecentos reais), em dois cartões (um de R$600,00 e um de R$300,00).
c)      Caso haja, excepcionalmente, a necessidade de substituição dos nomes do titular e suplente indicados para a compra de cada escola/creche, o novo responsável deverá dirigir-se ao estande da SME, no ato da compra, com memorando da Direção da Unidade, em duas vias (FAGGA e SME).Em seguida, poderá retirar o cartão correspondente no mezanino da BrasilCard. Não será permitida a realização de compras por estes professores sem a apresentação de memorando da U.E ou Creche;
d)     As sacolas utilizadas na compra de livros serão entregues, mediante assinatura de recibo, no mesmo local de retirada dos cartões.
e)      As escolas, creches e Bibliotecas Escolares Municipais poderão adquirir títulos de Literatura para toda a comunidade escolar, além de livros para a formação de professores e agentes auxiliares. Os títulos adquiridos passarão a compor os respectivos acervos das Salas de Leitura e Bibliotecas.
f)       Não será permitida a aquisição de DVDs ou CDs, a menos que estes sejam parte integrante de algum livro.
g)      Recomenda-se a realização de um planejamento prévio da compra a ser realizada, envolvendo a comunidade escolar/ creche neste processo, de acordo com o PPP da Unidade.
h)      A prestação de contas do cartão deverá ser realizada, conforme os anos anteriores, junto à E/SUBG/CRE/GAQ, de acordo com as orientações específicas deste Setor para as Coordenadorias.
i)        Uma cópia da listagem de livros adquiridos deverá ser encaminhada à E/SUBE/CRE/GED, em arquivo digital, contendo: título, autor (es), editora e quantidade comprada.
j)        As escolas/creches que não realizarem a compra de livros deverão enviar memorando de justificativa à E/SUBE/CRE/GED. Neste caso, o cartão será utilizado pela Gerência de Mídia-Educação e os livros comprados serão destinados às escolas recém inauguradas ou que sofreram perda de acervo por razões diversas (inundação, extravio, infestação de cupins etc).
k)     As compras deverão ser realizadas até às 12h do dia 11 de setembro.

III – Estande da SME


a)      O estande da SME está localizado no Pavilhão Laranja, Rua B, n° 11, próximo à entrada das escolas
b)      O projeto de trabalho para este ano, intitulado “Livro: do papel ao digital”, envolve uma programação de atividades com professores-autores da Rede Municipal, além de outros convidados. Estarão em exibição no estande as produções da Multirio, materiais institucionais da SME e produções de professores e de alunos. A programação completa seguirá em breve.
c)      Receberemos no estande, ao longo do evento, as sugestões de professores, bibliotecários e agentes auxiliares de creche para a compra de livros da Biblioteca do Professor.

IV – Dos trabalhos

A exposição de trabalhos no estande envolverá materiais impressos, digitais e audiovisuais, segundo as seguintes especificações:
-Materiais impressos: livros elaborados por professores (não comercializados) e alunos, sendo de autoria individual ou coletiva, produzidos de forma artesanal ou em gráfica; serão aceitos livros produzidos em 2011 ou em anos anteriores; A seleção dos trabalhos a serem expostos deverá considerar aspectos relativos à perigrafia do livro, além da ortografia e da dimensão estética da produção.
- Cada CRE poderá enviar de 5 a 10 livros.
- Materiais digitais e outros audiovisuais: nesta categoria serão considerados: livros digitais, vídeos e animações relacionados à literatura (histórias animadas, filmes sobre livros ou inspirados em livros etc).
- Para estas produções não haverá limite de trabalhos a serem enviados.
Todos os trabalhos deverão ser enviados pelas CRE para a Gerência de Mídia Educação até o dia 26 de agosto, na Reunião Geral de Salas de Leitura Pólo e GED.

V –Recomendações Finais


            Ressaltamos que a participação de cada escola na Bienal deve ser fruto de um planejamento, com ações que têm início antes do evento e desdobramentos na escola após a visita.
            Estaremos à disposição para compartilhar sugestões de atividades. Recomendamos às escolas envolvidas a realização, e o registro, de avaliação coletiva sobre sua participação no evento e as contribuições do mesmo para o trabalho desenvolvido.
            Desejamos a todos uma ótima Bienal e, desde já, agradecemos o empenho no planejamento e execução das atividades que, certamente, contribuirão para o sucesso de nossa participação.


Atenciosamente,
Simone Monteiro de Araujo
Gerente do Projeto Rio, uma cidade de leitores


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